sexta-feira, 24 de abril de 2009

Eu e a Publicidade. A Publicidade e Eu.

(primeira identidade visual feita na facul)

Quando eu era pequena queria ser bailarina, sonhava com aqueles lindos passos de ballet, principalmente em dançar na pontinha do pé. Quando entrei no ensino fundamental mudei totalmente de idéia, queria ser veterinária para cuidar dos bichinhos, isso até eu cair na real de que nesses “bichinhos” estavam inclusos as vacas e porcos. No ensino médio, entrei em desespero, na verdade muitas profissões me chamavam a atenção, mas nenhuma provocava aquele desejo em segui-la. Com números e cromossomos eu nunca me dei muito bem, e decorar a tabela periódica não era muito minha área, então ao menos uma coisa eu tinha certeza, cursar faculdades que envolvessem muito a matemática, a biologia ou a química, estava descartado..

Terminei o segundo grau e por influência da família, comecei e me interessar em fotografia, meus tios são fotógrafos e de uma hora pra outra isso começou a me encantar. Com a ajuda da internet comecei a procurar sobre o assunto e então descobri que só existiam cursos técnicos e hoje em dia só isso não basta para ser um profissional conceituado. Publicidade e Propaganda entrou na minha vida na hora certa, queria um curso de graduação que envolvesse a fotografia, e essa era uma ótima escolha. Em 2006 prestei vestibular na UNIVATES e no semestre 2006A, eu já estava participando das aulas, foi quando percebi que um profissional de comunicação pode abrir o leque amplamente ao longo da sua carreira. Ele pode ser o editor do seu próprio Blog, ele pode ser o diretor do seu filme publicitário, ele pode desenvolver campanhas de grandes marcas ou ele pode trabalhar com fotografia, mas acima de tudo: Ser publicitário exige talento. Este dinamismo tem tudo a ver com o perfil dos estudantes de PP, que nos primeiros semestres iniciam a prática da publicidade e ali percebem a afinidade que tem com cada uma das diversas áreas disponíveis para atuação
A Publicidade e a Propaganda permitem uma vasta gama de oportunidades e opções que se completam. Uma não funciona sem a outra e cada uma tem características próprias. Mas também existe o lado obscuro, pois, a indústria da propaganda é muito corrupta e tem uma ideologia do consumo e do prazer imediato, o que quero dizer é que é preciso muita atenção na escolha do que fazer, mesmo já tendo definido o curso ou a profissão, falo isso porque eu mesma depois de ter iniciado esse curso e me aprofundado nas matérias acabei gostando das outras áreas, além da fotografia. Criar é muito bom, mexer com cores e formas, pensar em como uma marca deve ser vista, que imagem ela deve ter para seu público, me fazem perder a hora. Para sentir o gostinho da propaganda só tem um jeito, fazer propaganda e sentir o prazer de ser publicitário.


Hoje em dia tenho certeza que fiz a escolha certa sobre a faculdade que comecei a cursar, cheguei à conclusão que não daria certo seguir a carreira de bailarina, mesmo sendo quase tudo cor-de-rosa e saltitante e muito menos cursar veterinária, já cuido do meu cachorro e da minha gatinha e me sinto realizada. Mas ser publicitário é ser diferente, é se divertir com pouco criando muito, é fazer associações o tempo inteiro, é ser criativo.


8 comentários:

  1. Mazaa Vizii einnn...Caso nao der certo no curso de publicidade e propaganda vc pode cursar algo relacionado a jornalismo...escreve super bem einn....

    ResponderExcluir
  2. Schiiiivi, o primeiro a comentar no meu blog! Esse texto eu fiz pra uma cadeira, resolvi fazer o blog, pq tenho várias coisas da facul que acho bacana pra postar! Vê se aparece aqui mais vezes! Beijo

    ResponderExcluir
  3. ai prima to ate emocionada!! lindo td q escreveu, te desejo toda sorte do mundo para sua carreira, apesar de vc nao precisar dela, tem talento de sobra!! te amu lindah!

    ResponderExcluir
  4. GreiÇa...talento eu sempre soube que tu tem, mas escrever desse jeito...AMEI!hahahaha Muito show o que tu escreveu, e principalmente pq. se vê que tu escreveu com o coração. Te desejo toda sorte do mundo, e eu sei que com certeza tu vai te dar muiiiiito bem na tua profissão, pq. imaginação e criatividade tu tem de sobra neh NHÁNHÁ! =) BeijoooOo e mais uma vez parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Amiga! Concordo com tudo o que já escreveram acima, pois desde que te conheço sempre esteve bem visível teu dom para a publicidade e tudo que cerca este ramo. Tenho certeza que terás um fututo maravilhoso pela frente, repleto de sucesso e realizações!! Parabéns mesmooo, loiraa! Beijãooo! Nhánháá

    ResponderExcluir
  6. Ameeei todoos coments! Por isso que AMIGO se chama AMIIIGO! S2

    ResponderExcluir
  7. Eu acho a área que está estudando apaixonante! Espero que tu consiga colocar tudo em prática aqui em Guaporé! Publicidade, fotografia, jornalismo e tudo que envolva arte precisa ser mais valorizado na nossa cidade... nós estamos desbravando o território! Espero que os frutos sejam fartos!

    ResponderExcluir
  8. Ahhh, eu também espero Miche! hehe
    Apesar de meus planos não serem de ficar por aqui, maas quem sabe... o que o futuro me guarda! Vlww pelo coments!

    Beijo

    ResponderExcluir

Fala aeê!